Sábado do Vídeo | Dê um livro neste Natal
Matéria publicada no site Literatortura
Um bom velhinho com vestes pesadas vermelhas passa pela casa de todos em seu trenó, distribuindo presentes. Uma criatura verde que detesta o Natal aprende a apreciá-lo na grande ceia de Whoville. O quebra-nozes que ganha características humanas na noite natalina da menina Clara. Como se vê, o período natalino é carregado de inúmeras histórias consideradas clássicas que viraram parte do imaginário coletivo como sinônimo de uma tradição a ser preservada. Essas pequenas narrativas, passadas de geração a geração, oralmente ou por meio de livros, como no caso de Grinch e O Quebra Nozes, mostram que há muito a ser contado daquilo que reside abaixo da árvore de Natal. É só acender a imaginação.
Histórias são mencionadas ocasionalmente, mas pouco pensamos sobre elas. O Natal pode ser o período que traz à tona histórias familiares na ceia, ou constitui mais uma nova lembrança ao ganharmos um presente singular, com a presença de alguém especial. É por isso que o Sábado do vídeo de dezembro, às vésperas do Natal, traz esse vídeo da editora Bloomsbury, com a proposta de presentear os amigos e familiares com livros.
O vídeo Give the gift of a book this Christmas traz várias frases sobre a experiência de ler um livro. Abaixo você pode assisti-lo e conferir a minha tradução das frases citadas. Tem J.K.Rowling, Neil Gaiman, William Shakespeare, Paulo Freire, entre outros. Se no Natal as histórias emergem brilhantes, ter um livro nas mãos é a possibilidade de conhecer novas histórias sempre, com as palavras pulsando como as luzes natalinas. É uma viagem inesperada, com destinos infinitos. E conceder esse passeio a alguém é o mesmo que deixar uma promessa embaixo da árvore de Natal para um ano inesquecível.
“Escrever um livro é uma aventura”, Winston Churchill.
“Eu acredito que algo muito mágico pode acontecer quando você lê um bom livro”, J.K.Rowling.
“Livros são coisas vivas, eles têm colunas e cheiros, uma vida inteira, e como resultado de suas existências, alguns deles têm lágrimas e deformações e algumas feridas”, Niall Williams
“Essa é a verdade sobre os livros: eles permitem que você viaje sem mover seus pés”, Jhumpa Lahiri.
“Ler não é caminhar nas palavras, é segurar a alma delas”, Paulo Freire.
“Ler é voar: é ascender a um ponto de vista o qual concede uma visão sobre enormes terrenos de história”, A.C. Grayling
“O livro cria significado, o significado cria vida”, Roland Barthes
“Acredite nos leitores e eles podem corrigir os pontos”, Esther Freud
“Escrever ficções é o ato de misturar uma série de mentiras para chegar numa grande verdade”, Khaled Hosseini
“Debruçar-se em um livro, para procurar a luz da verdade”, William Shakespeare
“Parte da beleza da ficção é a de que nós vivemos em um corpo que não nos pertence”, Colum McCamn
“Uma palavra depois de uma palavra depois de uma palavra é poder”, Margaret Atwood
“Um livro é um sonho que você segura em suas mãos”, Neil Gaiman.
“Oh, eu só quero o que todos nós queremos: um confortável sofá, uma boa bebida, um final de semana sem distrações e um livro que irá parar o tempo e me resgatar da minha existência cotidiana e alterar meu pensamento para sempre”, Elizabeth Gilbert.
Marina Franconeti Ver tudo
Escritora e mestranda na USP em Filosofia, na área de Estética, pesquisando Manet e o feminino. Ama pintar aquarelas, descobrir a magia oculta nas tintas e na prosa do mundo.